apreciações críticas
apresentações
arte e educação
arte etc
cultura popular
comunicação
estética
fotografia
galeria de fotos
glossário
história
historinhas de poetas
humanos seres
livros
manifestos
memória
música
paideuma
pintura
poesia
poesia: aproxime-se
polêmica
registros
revistas de invenção
semiótica
tradução


POESIA
nomuque.net

POESIA: RECOMENDAÇÕES

             

            Como alguém sempre me pergunta - geralmente jovem que pretende adentrar o complexo universo da Arte da Poesia - vão, aí, algumas dicas, sugestões, recomendações que, espero, venham a ser de alguma utilidade:

            1. Tenha em casa, sempre à disposição, obras de autores como: Manuel Bandeira (imprescindível o Estrela da Vida Inteira. Bandeira é um de nossos maiores poetas e sua obra é uma espécie de síntese de toda a Lírica Ocidental) , Drummond, Oswald de Andrade, João Cabral, Fernando Pessoa, Gregório de Matos, Camões, Gonçalves Dias, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, entre alguns outros poucos no âmbito de nossa língua.
            2. Leia, pelo menos, um poema por dia  (de preferência em voz alta), muito bem lido ou, até mesmo, tente decorá-lo (é importante ter memorizados certos desenhos rítmicos, certas conformações sonoras). Ao final de um ano você terá  lido, pelo menos, 365 poemas e saberá  que "Pneumotórax" é muito mais que simplesmente um poema autobiográfico de M. Bandeira.
            3. Anote (você, candidato a poeta) toda e qualquer  idéia  - num caderno, ou abra um arquivo exclusivamente para isto em seu computador - trabalhe essa  idéia ou guarde-a. Ela poderá, um dia, resultar num poema, de fato.
            4. Tenha contato com pessoas que possuam interesses semelhantes aos seus e discuta com elas. Mostre as suas realizações, veja e comente as delas. Se conversar com alguém mais velho e que já tenha produzido algo digno de nota, ouça com atenção os conselhos. Porém, pense bem antes de os seguir, pois, às vezes, trata-se de um mal-humorado que fala qualquer coisa para se ver livre do jovem inoportuno. Só que, outras vezes, ele aconselha mesmo! Se disser interessante é sinal que seu poema está abaixo da crítica. Se disser não está mal é porque não está mesmo mal, mas tampouco está bem; porém, há algo, há indícios de que você poderá melhorar e até chegar a fazer um bom poema! Se disser está bom, é porque está bom mesmo! Se perguntar se você leu obra de autores (poetas): Drummond, por exemplo, é porque ele acha que você não leu. Então, leia! O que é que você está esperando? A pergunta ele a fez com base no que leu de você e acha que falta você enriquecer, e muito, o seu repertório poético. Um lembrete: nunca leve calhamaços para alguém mais experiente ler, você o deixará, de saída, desesperado e o entediará com a sua imaturidade volumosa. Leve, no máximo umas dez pequenas peças, coisa que ele possa ler rapidamente e até reler e possa dar uma opinião, que é o que você está esperando. Nunca o aborde em lançamentos e festas (esse negócio de levar pastinhas recheadas de textos e ficar cercando famosos): são as ocasiões menos adequadas para se conversarem coisas sérias, como Poesia e projetos, por exemplo. Nem Augusto de Campos, com toda sua paciência, suportaria.           
             5. Atente para outros códigos, linguagens. Utilize-os se acha que acrescentam algo ao seu poema.
            6. Ligue-se nos novos meios/linguagens. Mesmo que você venha a utilizar o verbal e os meios tradicionais, não pode ignorar os progressos por que passa o Planeta. São muitas as possibilidades gráficas que alguns programas oferecem, assim como, em termos de sonoridade, um estúdio modesto: coisas incríveis podem ser feitas!
            Por último, procure revistas de escola, dos CAs etc. e publique seus melhores poemas, mesmo que depois você venha a se arrepender. De qualquer modo, as correções poderão ser feitas: corrija-os. Você não será o primeiro poeta  a fazer isso (as obras dos grandes poetas estão cheias de poemas ruins. O que interessa, mesmo, são os bons, em última instância). Rejeite aquilo que for conveniente rejeitar (sempre haverá um excelente e chato pesquisador que irá encontrar as peças indesejáveis. Portanto, não se aborreça). Ou, acolha certos poemas como provas de como você já era bom!!!

OMAR KHOURI

 

 


Os textos presentes neste site estão protegidos por direitos autorais. A utilização é livre desde que devidamente referenciada a fonte.